Diante do aumento dos casos de Dengue, reconhecer os sintomas precoces da doença é essencial para o tratamento, sendo importante observar que os sintomas podem variar de leves a graves e se manifestar de forma diferente em cada pessoa.
“Os casos leves podem manifestar-se com dores de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações, dores atrás dos olhos, febre, manchas vermelhas pelo corpo. Em casos mais graves da doença que deve ser tratado como sinais de alarme, podem manifestar-se com dores abdominais, vômito persistente, desmaio, pressão baixa e sangramento de mucosas”, afirma a Dra. Caroline Di Ferrari, especialista em clínica médica do Hospital da Providência.
Em Apucarana há a Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada no Ginásio Lagoão, além de atendimentos especializados na Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, onde os casos graves serão encaminhados ao Hospital da Providência.
A Dra. Caroline ainda reforça que a informação e a conscientização da população são estratégias essenciais para combater a doença e preservar a saúde de todos. “Cuide do seu quintal e não deixe água parada, a única forma de reduzirmos os casos de dengue é com a prevenção”, finaliza.
Uso de repelente
O Hospital da Providência orienta também sobre a importância do uso de repelente para proteção individual, inclusive no ambiente hospitalar. Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem intensificar os cuidados e uso de repelente, pois é uma medida auxiliar para evitar a propagação da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.