A campanha Outubro Rosa, realizada na Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, completou 10 dias e já contou com uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações, realizadas com o apoio de voluntários, buscam sensibilizar tanto pacientes quanto a comunidade e já envolveram apresentações culturais, palestras e orientações.
No início desta campanha, pacientes e colaboradores foram recebidos com uma apresentação musical, trazendo um momento de acolhimento. Durante a primeira semana também foi realizada palestra destacando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Além disso, a equipe de enfermagem da Unidade promoveu uma atividade de orientação detalhada sobre o autoexame das mamas, um passo simples, mas crucial na detecção precoce de possíveis alterações.
Uma das ações foi o relato da paciente Ana Paula Ribeiro, que realizou tratamento contra o câncer de mama. “Quando descobri o câncer de mama, eu tinha perdido meu marido há pouco tempo e fiquei preocupada com meus filhos que já tinham perdido o pai, mas descobri a doença no início, primeiro eu fiz o procedimento cirúrgico, realizei quimioterapias e chegou o dia de eu tocar o Sino da Esperança no fim das sessões. Em todo o tratamento tentei levar a vida da melhor forma e com fé. Todos os que estão aqui para tratar da gente, fazem isso com muito amor, não foi fácil, mas é um lugar de cura”, diz.
“As ações do Outubro Rosa na Unidade continuarão ao longo do mês e incluirão outras atividades voltadas ao bem-estar dos pacientes, como cafés especiais, ginásticas, bingo, música ao vivo, tudo realizado por nossos voluntários para reforçarmos sobre o diagnóstico precoce, cuidado com a saúde e a importância da saúde emocional durante o tratamento oncológico”, afirma Suellen Karoline, coordenadora da Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência.