No mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, o Hospital da Providência promoveu o 4° Encontro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT com palestras no Cine Teatro Fênix de Apucarana, como parte da campanha “Setembro Verde”. O evento reuniu especialistas da área da saúde e relatos emocionantes de quem vivenciou o processo de doação e transplante de órgãos, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância desse gesto solidário.
“Realizamos esse encontro para reforçar a importância da conscientização sobre a doação de órgãos, que pode proporcionar uma nova chance de vida para inúmeras pessoas”, afirma o vice-coordenador da CIHDOTT do Hospital da Providência, o enfermeiro Jonathan Lima.
A psicóloga Carolline de Castro Lima foi uma das palestrantes e abordou a temática do luto, trazendo reflexões sobre como a perda pode ser transformada em um ato de generosidade por meio da doação de órgãos. A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos de Londrina, Emanuelle Zocoler, também participou do evento, esclarecendo questões sobre o processo de doação e a importância da adesão da sociedade.
Um dos momentos realizados, foi o relato de Hugo Matheus Gonçalves Minella, estudante de fisioterapia, que compartilhou sua experiência como receptor de um fígado. Seu testemunho comovente destacou a gratidão e a mudança de vida proporcionada pela doação de órgãos.
A Dra. Carolina Di Ferrari, que também vivenciou de perto a experiência com a doação de órgãos, contribuiu com sua perspectiva médica e pessoal, reforçando a relevância dessa prática para salvar vidas.
Ao final do evento, houve uma roda de conversa conduzida pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, oferecendo ao público a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre a doação de órgãos.